quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Hakuouki - Resenha


コンチャ! (づ。◕‿‿◕。)づ

Hoje vou falar do jogo pelo qual eu conheci os Otome Games, nada mais justo do que abrir com ele, não é? Hakuouki é uma série de visual novels que se passa no período Bakumatsu, quando o Japão se abriu novamente para o mundo depois de mais de 200 anos (forçado, mas tudo bem), e com isso criou um conflito interno político, basicamente dividido entre Nacionalistas anti-ocidentais e o Xogunato (que governava), do qual o grupo Shinsengumi fazia parte.
Essa breve explicação se deve ao fato de que saber do que se trata ajuda bastante a entender a história, não é fácil acompanhar sem saber. Caso queiram saber mais pesquisem, é bastante interessante.




Abertura do jogo.



Na história você é Yukimura Chizuru, uma garota que, sem conseguir esperar por mais notícias do pai aparentemente desaparecido, decide procurá-lo indo para a Kyoto, capital do Japão naquela época. Devido à um grande números de rounin (samurais sem dono) que vagavam pela cidade causando problemas, ela se disfarça de homem e ao chegar, acaba sendo perseguida por 'monstros', mas é salva por um samurai de uniforme azul e desmaia. Quando acorda, você está em um lugar desconhecido, amarrada e amordaçada (sim, isso mesmo!!!). Um desconhecido aparece e a desamarra, dizendo que o comandante(?) quer interrogá-la. O segue e acaba encontrando o local com vários samurais do Shinsengumi.
 Lá você conhece os personagens principais: Hijikata Toshizou, Okita Souji, Saitou Hajime, Harada Heisuke e Harada Sanosuke. Quando ela explica que na verdade é uma garota (alguns ficam realmente surpresos com a revelação...(-_-)ゞ゛) e que veio encontrar seu pai desaparecido, eles descobrem que estão procurando pela mesma pessoa, então decidem protegê-la, com a promessa de ajudar a encontra-lo. A partir deste momento ela passa a morar no quartel general, e as escolhas que você faz durante o jogo influenciam no rumo da história, e no casal que vai se formar, é claro.
Mais para a frente durante uma das batalhas Chizuru acaba conhecendo o último personagem principal, Kazama Chikage que diz ser um Oni (dêmonio), revelando que ela também é uma. Também descobre que seu pai estava trabalhando em um 'medicamento' chamado Ochimizu (Água da vida) que quando dada á um humano, lhe dá força e habilidade de regeneração, mas também fraqueza à luz do sol, e uma sede extrema por sangue, causando muita dor e insanidade. Quase um vampiro. Entre tudo isso, eles protegem Kyoto dos rounin, e lutam a serviço do xogunato. Dito o mais importante, vamos às apresentações:



Toshizou Hijikata

Vice-comandante do Shinsengumi, é bastante sério e rigoroso, quase a um ponto assustador. Entretanto, é muito protetor, colocando o Shinsengumi (e a Chizuru ) sempre em primeiro lugar. Fica extremamente irritado quando algo sai errado ou sai da linha, e detesta pedir ajuda aos outros por achar que pareceria fraqueza. Mas ele também é atencioso, e sorri quando está feliz. É bastante respeitado entre seus subordinados, e um excelente espadachim. Durante a história quando a ida à batalha se torna iminente, Hijikata tenta manter o máximo de distância entre ambos, pensando que assim estará garantindo a segurança, e é muito teimoso em aceitar que ela fique em campo de batalha ao seu lado. Tem um senso de obrigação tão forte, que mesmo quase morrendo está trabalhando. É um líder nato, e muito bonito (). Um típico personagem principal em histórias de anime, um pouco carregado no drama.



Okita Souji

Capitão da primeira divisão, Okita tem uma personalidade sádica e bastante sarcástica, e é difícil saber quando ele brinca ou fala sério. Quando se conhecem, diz que se ela ficar no caminho, ele vai matá-la. Não é um começo muito empolgante, mas no fundo (beem no fundo) ele se importa e é uma boa pessoa. Tanto que acaba a salvando no incidente de Ikedaya. Não liga muito para as ordens, preferindo passar o tempo fazendo o que bem entende, e as crianças o adoram. Apesar disso, ele tem o comandante em alta estima (Kondo Isami) e é provavelmente o mais leal, junto com Hijikata. Okita sofre de tuberculose, que naquela época não tinha cura, mas faz o possível para esconder, sendo rude e irritante. Pessoalmente a rota de jogo que eu mais gosto é a dele. (*´▽`)ゞ



Saito Hajime

Considero a rota mais romântica do jogo. Capitão da terceira divisão, ele é bastante reservado, e só fala quando acha necessário. Dava pra se passar por um anti-social, que não tem interesse em interagir com as pessoas. Considera muito os colegas e o Shinsengumi, e é canhoto, o que normalmente não era aceito nos dojos. Porém, ele é muito habilidoso com a espada, e extremamente leal ao vice-comandante. Ele obedece cegamente as ordens de Hijikata, e no começo da história ele parece ser bastante frio, e dá a impressão de ser extremamente difícil se aproximar dele. Conforme o jogo vai correndo, ele vai pouco a pouco se abrindo, e se mostrando muito gentil e atencioso. O final dele foi tão bonitinho que quase explodi em purpurina (mentira). (o>ω<o)




Toudou Heisuke

Capitão da oitava divisão. É o mais jovem entre os capitães, e o menor também. Se aproxima em idade da Chizuru, e por isso parecem se dar bem logo de cara. Ele tem bastante facilidade em demonstrar o que sente, e se exalta com brincadeiras (deve ser mal de baixinhos). Sempre tenta parecer bem, mesmo não estando para não preocupar os outros. No meio do jogo, ele começa a ficar em dúvidas sobre o lado pelo qual deveria estar lutando, e chega a abandonar o grupo para seguir seu antigo professor. Mas acaba voltando quando a Chizuru vai buscá-lo, encontrando assim o objetivo pelo qual lutar (ela). Apesar da pouca idade, é um excelente espadachim (acho que cansei de dizer isso em toda descrição. xD). Não é uma das rotas que mais me agrada (não sou fã de shotacon), mas gosto é gosto. ()




Harada Sanosuke

Capitão da décima divisão, é o personagem mais maduro da história. É o tipo gentil e compreensivo, permitindo uma aproximação mais fácil. É bastante calmo, mas sabe defender seus pontos de vista. Leva uma vida boemia(?) com Shinpachi, e é bastante adorado pelas mulheres, por sempre saber o que dizer, confortando a Chizuru quando ela precisa. Me faz lembrar um irmão mais velho. Durante a história, começa a se descontentar com os ideais do grupo, e revela à heroína que sempre pensou em morrer pela espada, mas que agora com ela por perto, ele pensa em ter uma vida normal, se casar e ter um filho. (ele realmente sabe o que falar!) Também é uma rota bem romântica. o(*-*)o




Kazama Chikage

É o vilão da história. Aparece no incidente de Ikedaya, e ao ver Chizuru . Ele é arrogante, pretencioso, e aparentemente não sabe ser romântico, falando tudo o que pensa. Provavelmente ser o príncipe do Clã de Onis ajudou na formação de caráter. Ele explica á heroína o que ele e ela são, e que é raro ter 'fêmeas Onis'(palavras dele). Por isso ele decidiu que ela vai ser sua noiva, e que terão um filho, nem que para isso tenha que sequestrá-la, o que ele tenta fazer insistentemente, criando vários atritos com o Shinsengumi. (ele não sabe mesmo ser romântico!). Na rota dele, apesar de toda a brutalidade típica de um vilão, ele acaba demonstrando um outro lado mais preocupado com sentimentos do que com deveres. Eu gosto dessa rota, mais pelo lado cômico e absurdo que a decisão dele de tomá-la (nem que seja a força) como noiva causa....( '')



Cada personagem tem dois ou mais finais, sendo um deles o Good End, onde eles terminam 'Felizes para sempre' e o Bad End, que obviamente acontece o oposto. Normalmente a heroína acaba morrendo. ( -3- )
Eu altamente recomendo esse jogo, pela história bem construída e pelo tema escolhido, pelos personagens cativantes, pelo design maravilhoso. Foi feita uma edição especial para os EUA em inglês com o título Hakuoki: The demon of the fleeting blossom. É bastante raro encontrar um jogo com esse nível de design traduzido, tanto que esse foi o único que achei, provavelmente será mais fácil acompanhar a história.  (Porque convenhamos... os jogos em japonês me deixam boiando em várias partes.) Ele também retrata fielmente os acontecimentos históricos, com modificações pelo romance e a parte fantasiosa (Onis, Água da Vida, etc)
Eu demorei um bom tempo para terminar o jogo, porque insisti em fazer todas as rotas e abrir todas as cenas. Se você tiver paciência, eu recomendo para que tire suas próprias conclusões. Se não, espero ter ajudado em escolher o personagem que mais agrade. *^^)~



A maioria deve conhecer pelo anime. A primeira temporada (Hakuouki Shinsengumi Kitan) e a segunda (Hakuouki Hekketsuroku) contam a história do jogo pela rota do Hijikata (com algumas alterações). A terceira temporada (Hakuouki Reimeiroku) fala sobre o jogo de mesmo nome, e antecede os acontecimentos das duas primeiras, como se formou o grupo, e como foram para Edo. Estou jogando ele, então aguardem a resenha.(oo)/ Também existem 6 OVA's (Hakuouki Sekkaroku) contando histórias extras, cada um de um personagem. E está previsto um filme (Hakuouki Daichisho Kyoto Ranbu) para esse ano, com data de lançamento no dia 24 de Agosto.
Particularmente acho que o anime foi um sucesso, já que imagino ser muito difícil tentar passar seis histórias diferentes em uma. Eles encontraram uma saída muito boa ao escolher uma das rotas e colocar pedaços aqui e ali das outras. Ele não é muito focado no romance, o que já era de se esperar de uma história que pode ser muito bem trabalhada em lutas pelo tema, e as cenas de luta ficaram ótimas.
Já faz algum tempo que eu joguei, então eu não me aprofundarei muito, mesmo porque minha memória não é tão boa assim. Também não sou boa com explicações, mas espero não ter viajado muito. 
Vou deixar o link do jogo para quem quiser. Está separado em partes por ser pesado, e para não correr o risco da sua net cair no último instante depois de horas.
Se não tiver o psp, não tem problema. Existe emuladores. Recentemente eu ando usando o PPSSPP. Ele ainda está em fase de testes, mas é muito bom. Também existe o JPCSP, que utiliza o programa JAVA e, por isso aqui ele vivia travando. Também me deu problemas com som, e pra mim é importante escutar as falas, principalmente se o jogo não tiver tradução.
Também vou deixar disponível para quem quiser como se chega ao final de cada rota, porque é muito difícil saber que resposta dar para conseguir tal coisa, dado que são muitos caminhos. Para aqueles que consideram trapaça, eu acho que isso não é muito válido nesse jogo, por ser uma visual novel e, apesar de você ter o direito de tentar até conseguir, não é motivo para se frustrar com o jogo e largá-lo sem conseguir acompanhar nenhuma história. Afinal, sem lutas ou alguma interação maior do que escolher respostas, só nos resta acompanhar a história que cada um tem!






Links:

Emulador: http://www.ppsspp.org/downloads.html (Escolha o que mais se adequar a você)


./) _ /) 
(= º .º)o ~~サヨナラ! 
(, (")(")





12 comentários:

  1. Meus comentários são os seguintes:
    1 - O meu primeiro pensamento quando li a descrição da protagonista foi o de que ela é a Mulan do Japão, mas depois não parecia mais.
    2 - Quando ela é encontrada amarrada... SweeToxic me dominou, ê.
    3 - A criação do pai é praticamente de um wolverine vampiro, veja só.
    4 - O Okita Souji me lembrou em alguns pontos o Take pela descrição.
    5 - "(...)e se exalta com brincadeiras (deve ser mal de baixinhos)." HEEEEEEEEEEY!! Isso foi bem pessoal em tudo que é lugar. U3U''
    6 - Pela aparência mesmo, achei o Saito Hajime o mais bonito.
    7 - Bom, você sabe que não sou uma gamer nem nada do tipo, mas confesso que até eu gostei de como esse jogo parece ser. Um dos livros que mais amei ler na vida era um onde você entra em um jogo de videogame e vai fazendo escolhas que te levam a algum final. Existem tantas que mesmo lendo milhares de vezes, até hoje não vi todas as possibilidades. E eu ADOREI isso. Adorei o fato de decidir o que aconteceria em seguir. Realmente adoro coisas desse tipo. Então esse está aprovado. ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. omg, que livro é esse??? Super fiquei curiosa kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Eu também ADOOORO ESSE SISTEMA DE ESCOLHAS Take!, então,apesar de não ter uma história tão fantástica como Hakuouki... Conheço um jogo que acho que você e outras que curtem escolhas e romance iriam gostar muito!

      Se chama Eldarya e Amor Doce! São jogos de romance online aonde através de suas escolhas, você interage com os personagens e forma sua história de amor! podendo escolher entre diferentes ( e lindos..) paqueras! (aonde suas falas e escolhas mudam a história!) E apesar de parecer mais um clichê, eu acho que você, se assim como eu, se gostar de romance e escolhas, iria se apaixonar!

      Ps: Eldarya, apesar de não ser o mais famoso dentre os outros jogos da Beemov, achei que ele tem uma história mais interessante e envolvente, além de você poder fazer muito mais coisas além de somente focar nos episódios.

      Espero que você, ou qualquer outro alguém leia isso algum dia, e que possa se apaixonar como Eu...
      Um beijo! <3

      >.<

      Excluir
  2. Amei o post!
    Você conseguiu me viciar no jogo sem eu ao menos ter jogado!
    Mas com essas lindezas, romances e rapazes de todos os tipos é óbvio que irei jogar! *-* (quando eu estiver de férias, de preferência u.u) ~
    Enquanto isso vou dar uma olhada no anime! *0* ~ adooro
    Como é que podem ser tão bonitos? >.<
    Eu particularmente gostei do Okita Souji, acho que é porque tenho uma queda pelos malvadinhos hoho
    Todas as rotas me pareceram interessantes. Quando eu jogá-lo, mesmo que demore um século, vou procurar concluir o romance com todos eles! (nem que eu morra dez mil vezes #theworstgamer)
    Adoro esse tipo de jogo, ainda que eu não tenha jogado tantos, talvez por falta de conhecimento mesmo. Continue postando sobre eles, vou adorar novas sugestões!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  3. COmo eu salvo o jogo Hakuoki: Demon of the Fleeting Blossom de onde parei?

    ResponderExcluir
  4. eu tava mesmo querendo saber qual asegunda e a terceira tempora de Hakuouki Shinsengumi Kitan!!!! valeu cara

    ResponderExcluir
  5. Gostei do anime mas no meio me parecia que Chizuru tava afim do Hijikata e do Heisuke já aquela otra amiga dela gosta do Chikage. Pra mim Heisuke,Sanosuke e hajime são os melhores.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua explicação do jogo. Gostaria de saber se tem como você disponibilizar o link do outro, o que está jogando Ç_Ç eu to doida pra jogar... obrigada <3
    Aliás, eu acho mega dificil escolher um deles... Já fiz uma das rotas e agora coloquei na cabeça que vou terminar o jogo indo por todas as rotas kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Ai meu kokoro, que texto maravilhoso realmente amo eles ❤:3

    ResponderExcluir
  8. Eu detestei o bar é né do anime caraca no jogo todos morrem também??? Inclusive ela???

    Alguém pode me explicar quem é o verdadeiro pai dela?

    O anime poderia ter 25 ep cada temporada se eles elaborasse maos a história da família dela e tal, por um instante eu achei que o hijitaka era o pai dela depois do pesadelo que ela teve.. puxa vida

    ResponderExcluir